Dança do
Maxixe
Componentes:
Talita
Sousa De Oliveira
Karolaynne
Souza
Sabrina
Sousa
Laura
Nunes
Laiane
Da Silva Pessoa
Maressa
Kalidiane
Caique
Aires
Kedson
Carlos
Eduardo
O Maxixe ou tango brasileiro é um tipo de dança de salão brasileira criada por negros que esteve em moda entre o fim do século XIXe o início do século XX. Teve a sua origem no Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, mais ou menos quando o tango também dava os seus
primeiros passos na Argentina e no Uruguai, do qual sofreria algumas
influências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências do Lundú, das polcas e das habaneras. Por isso mesmo, o maxixe é
chamado por alguns de Tango brasileiro. Alguns relatos afirmam também uma
diferença com relação à harmonia, sendo a do tango brasileiro (como os de Ernesto Nazareth) um pouco mais complexa do
que de seu "irmão", o maxixe.
Foi criado pelos chorões, conjuntos instrumentais de choro, fazendo uma variante altamente
sincopada da habanera, gênero cubano que também
era chamado Tango-habanera (o primeiro uso da palavra "tango" é
datado de 1823, em Havana ) e que, na sua variante brasileira,
passou a ser chamado "tango brasileiro". Até o advento do samba, o maxixe foi o gênero dançante mais
importante do Rio de Janeiro.
História
O
ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos, foi influenciado pela
música trazida por escravos de Moçambique,
daí advindo seu nome, que é o mesmo de uma cidade moçambicana.
Ainda hoje, o padrão rítmico da marrabenta (música
moçambicana) guarda semelhanças com os padrões rítmicos do maxixe. Outra
hipótese, contudo, aponta a origem do nome numa pessoa de nome
"Maxixe" que, certa vez, teria, num baile de carnaval na
cidade do Rio de Janeiro, dançado o Lundú
num ritmo diferente, criando, assim, a dança maxixe.
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Ainda
há a hipótese de que a planta maxixe batizou essa
nova dança que, por assim dizer, também brotava nos quatro cantos da cidade. Sendo
uma pioneira dança urbana surgida no Brasil,
o maxixe é oriundo da Cidade Nova,
bairro do Rio de Janeiro cuja principal característica era a forte presença de
afrodescendentes. Diferente da dança do Lundú,
que era mais ligada ao mundo rural e na qual todos participavam da roda
cantando ou dançando ou batendo palmas, no maxixe todos os pares dançam ao
mesmo tempo, sendo a melodia e a voz externas ao universo dos dançarinos.
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Pelo
seu caráter lúdico e sensual, foi alvo de fortes preconceitos,
sendo rotulado de indecente por
grande parte da sociedade. Deve-se, então, o nome de "tango brasileiro"
para esconder a relação dessas composições com o maxixe. Por conta do que era
dito preconceituosamente sobre o maxixe, a dança apenas se popularizou na
sociedade, através dos clubes carnavalescos e do teatro de revista, sendo
divulgada por grupos de choro, bandas de música e pianistas populares.
|
Assim,
tornou-se o gênero dançante mais importante do Rio de Janeiro. Tal como o tango,
este estilo foi também exportado para a Europa e Estados
Unidos nos primórdios do século
XX, por exemplo, ganhando notoriedade entre os
franceses pelos pés do requintado dançarino Duque, em Paris.
|
A forma rítmica do maxixe influenciou as
obras de Donga e Sinhô, pioneiros compositores do samba, que
tomaria lugar do maxixe como principal gênero musical brasileiro. Enquanto dança, o maxixe está presente
nos passos do samba de Gafieira, o Samba de breque e o Samba-choro) também preserva muitas estruturas
rítmicas do maxixe. A lambada também deve algumas contribuições de
estilo ao maxixe.
Fim da dança.
|
Referencias Bibliográficas:
pt.wikipedia.org/wiki/Maxixe
imagens internet
BAIÃO
COMPONENTES:
·
Alex Alan Nunes
·
João Guilherme de Queiroz Alves;
·
José Warley Nunes
·
Renê Inácio de Lima
·
Antônio Guilherme de Oliveira Silva
·
Francisco Wellington Alves de Oliveira
·
Elimar Nogueira
·
Josiélio Rodrigues
Maurilio Aires
O Baião é um gênero de música e dança popular
da região Nordeste do Brasil, derivado de um tipo de lundu, denominado
"baiano", de cujo nome é corruptela. O baião utiliza muito os
seguintes instrumentos musicais: viola caipira, triângulo, flauta doce e
acordeão (também chamado de sanfona). A rabeca é apontada como o instrumento
característico do Baião, dada a sonoridade lembrar a da sanfona que por sua vez
seria a mais identificado quando o ritmo se tornou conhecido nacional e
internacionalmente. Os sons destes instrumentos são intercalados ao canto. A
temática do baião é o cotidiano dos sertanejos e das dificuldades da vida dos
tais, como na canção "Asa Branca" que fala do sofrimento do sertanejo
em função da seca nordestina.
Foi na segunda metade da década de 1940 que o
baião tornou-se popular, através dos músicos e radialista Luiz Gonzaga
(conhecido como o “rei do baião”) e Humberto Teixeira (“o doutor do baião”),
abrindo caminho para outros artistas que ficariam muito conhecidos como Sivuca
e Carmélia Alves.
Sua execução original era com sanfonas, que
com a popularização passou a anexar o orquestramento.
O primeiro sucesso veio com a música homônima -
Baião - de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, cuja letra diz: "Eu vou mostrar pra vocês / Como se dança o baião
/ E quem quiser aprender / É favor prestar atenção." e "(…) o baião tem um
quê / Que as outras danças não têm".
Tradicional dança do Baião
CARACTERÍSTICAS
Segundo Guerra Peixe, o baião possui uma
escala que vai de dó a dó, com as seguintes variações:
·
Todos os graus
naturais (modo jônio);
·
Com o sétimo grau
abaixado (si bemol) (modo mixolídio);
·
Com o quarto grau
aumentado (fá sustenido) (modo lídio);
·
A mistura dos dois
dos modos anteriores, ou dos três;
·
Poucas vezes no modo
clássico europeu e,
·
Raramente, no modo
menor com o sexto grau maior (modo dórico).
Continuando, o maestro consigna que possui os
ritmos melódicos: semicolcheia, colcheia, semínima e mínima prolongada em
compasso de dois por quatro. As harmônicas nos modos acima:
·
Modo maior:
1. I, V e IV graus, em ordens variáveis;
2. I, II graus, com a terceira do acorde alterada (fá
sustenido).
·
Modo menor:
1. I, IV grau, com a terceira alterada (fá sustenido).
PRINCIPAIS
MÚSICOS DO BAIÃO
·
Luiz Gonzaga - O Rei
do baião.
·
Hermeto Pascoal
·
Humberto Teixeira - o
"Doutor do baião".
·
Carmélia Alves - a
"Rainha do Baião"
·
Dominguinhos
·
Claudete Soares, que
no início da carreira foi chamada de "Princesa do Baião"
LUIZ GONZAGA – REI DO BAIÃO
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